Psicologia e/ou Psicologia?

Olá pessoal!
É uma alegria imensa iniciar este blog como uma bate-papo sobre o que eu tenho lido, estudado e observado no nosso contemporâneo. Pretendo trazer conteúdo que faça sentido por aqui e, espero, que isso ressoe por aí também.

Mas antes de avançar em direção ao que chamo de sintomas do contemporâneo, pensei em algumas questões (mais elementares): você já se perguntou se psicanálise e psicologia são a mesma coisa? Ou talvez você nunca tenha escutado que existam abordagens na psicologia? 

Às vezes, acontece de alguém chegar ao meu consultório sem saber o que é  a psicanálise; se a psicologia e a psicanálise são sinônimas e o que seriam as abordagens psicológicas. 

🎉🎈 Para celebrar o começo deste blog (uhu!), proponho fazer rapidamente uma distinção entre essas duas áreas. Bora lá?! =)

A psicologia é uma ciência ampla que estuda o comportamento humano, as emoções, as relações sociais e os processos mentais. Um detalhe importante é que ela reúne várias abordagens diferentes, como a cognitivo-comportamental, humanista, sistêmica, psicologia social, neuropsicologia, entre outras. Cada psicólogo pode trabalhar de formas distintas, dependendo da linha teórica que adota.

🧠 Ah, a psicologia começou como ciência com a fundação do primeiro laboratório experimental em 1879, na Alemanha, mas muito antes do séc. XIX, alguns filósofos já procuravam compreender o comportamento humano. O ano de 1879 é, na verdade, um marco do início do que se conhece hoje como psicologia enquanto uma ciência autônoma.
🇧🇷 Já no Brasil a psicologia foi regulamentada como ciência e profissão no ano de 1962.  

⚠️ Por fim, para o exercício da profissão, é necessário se formar no curso de psicologia e se registrar junto ao Conselho Regional de Psicologia do respectivo estado.

🗣️Já a psicanálise, criada por Freud, não nasceu como parte da psicologia acadêmica, mas como um campo próprio. Ela se baseia principalmente na ideia de inconsciente, apostando na fala livre e na escuta atenta para acessar o que não aparece de forma consciente, mas que influencia nossa vida.

Aliás, você sabia que o famoso Sigmund Freud não era nem psicólogo? Sua formação era na medicina.

Com efeito, é possível encontrar psicólogos(as) psicanalistas, como também médicos(as), advogados(as), enfermeiros(as) psicanalistas, por exemplo. A formação em psicanálise não tem relação com a faculdade de psicologia, de modo que não é necessário ser psicólogo(a) para praticar a psicanálise. 

Quero continuar falando um pouco mais o que é a psicanálise e como ela pode nos ajudar a transitar de maneira mais leve pela vida, só que isso vai ficar para o próximo post! 😀

🛋️ Se você tiver alguma dúvida sobre meu trabalho, envie uma mensagem. Será incrível conversar com você! 

Até breve!

Veja conteúdos similares​

© Direitos reservados: Gracielle Machado - Desenvolvedor - Christian Anderson